formação social e econômica no brasil
DA REGIÃO DO PANTANAL – UNIDERP INTERATIVA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: Formação Social, Econômica e Política do Brasil
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Tutor: Profª
Grajaú – MA
2013
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Tutor:
Desafio de Aprendizagem apresentado a Universidade Anhanguera – UNIDERP para obtenção de notas parciais no curso de Serviço Social.
Grajaú – MA
2013
DESENVOLVIMENTO
ETAPA 1 - PASSOS:
Passo 1
Investigação teórica virtual sobre as obras artísticas de Jean Baptiste Debret.
Passo 2
Visualização sobre as imagens das obras de Debret sobre o Brasil Colônia.
TEXTO DISSERTATIVO
“AQUARELA DO BRASIL – A ARTE DE DEBRET”
Ainda no período Colonial do Brasil no início do século XIX, com a vinda da família real portuguesa par ao Rio de Janeiro, as identidades sociais, artísticas, religiosas, culturais, econômicas e de organização familiar e política estavam se formando pelos avanços do trabalho com exploração ambiental e escravicionista. E, em meio a esse conjunto de realidades existiu uma missão artística francesa aqui no Brasil no ano de 1816.
Nessa missão artística o pintor francês Jean Baptiste Debret (1748-1848) que foi trazido às terras brasileiras pela família Real Portuguesa como um professor de pinturas históricas, trabalhou pintando quadros que retratavam as diferenças culturais, sociais e econômicas entre a classe dominante estrangeira, os negros escravizados e os índios brasileiros. Fonte: http://www.bv.fapesp.br/pt/bolsas/97807/aquarelas-do-brasil-estudos-sobre-a-arte-documental-de-debret/ Pesquisa realizada em: 23/09/2013.
Este artista buscava pintar com fidelidade o que observada no cotidiano das pessoas, buscando retratar com fidelidade o estilo de vida de quem pintava. A bem da verdade, naquele tempo não havia tecnologia de fotos,