Wolverine
O primeiro motivo para o surgimento de Wolverine foi a necessidade de um herói canadense. Roy Thomas, então editor-chefe da Marvel Comics, queria melhorar as boas vendas no país vizinho e pensou em criar um personagem que representasse bem as características locais. A escolha primária e unânime foi baseá-lo em um animal local, o texugo ou o carcaju, como é conhecido aqui no Brasil.
Como a história conta, os traços do desenhista John Romita Sr. começaram a criar o Wolverine que, assim como o ser que serviu de inspiração, seria pequeno, furioso, violento e armado com garras. Quem deu personalidade a Wolverine foi Len Wein, que seguiu as instruções prévias de Thomas. A primeira aparição dele aconteceu nas últimas páginas de Incredible Hulk #180. Nelas, Wolverine tinha sido enviado pelas Forças Especiais para expulsar o gigante do país - até então, ele era também conhecido como Arma X.
Na edição seguinte, Wolverine, Hulk e Wendigo (criatura gigantesca habitante das florestas do Canadá) saem na porrada na qual seria a primeira história completa com a presença do ainda desconhecido Wolverine. Ali, ele possuía super-força, garras e luvas de adamantium, além de ser jovem, com cerca de 20 anos de idade.
Quem é/ Perfil
A primeira ideia era ter em Wolverine um herói jovem, forte, violento e sem muita paciência. Com o passar do tempo e a entrada dele nos X-Men tirou a sua juventude e a super-força, concedendo-o um esqueleto completo de adamantium e o seu conhecido fator de cura. No entanto, para explicar as mudanças, era preciso criar uma origem para o herói - e nessa missão está, talvez, o principal motivo para a tamanha popularidade de Wolverine.
Durante anos ninguém soube exatamente o que ocorreu com Logan no começo da vida. Erros de continuidade e troca de escritores modificaram completamente seu visual e poderes. Com o crescimento de sua força de vendas, a Marvel começou a tentar explicar como ele surgiu. O resultado foram algumas história excelentes,