Desenvolvimento psicologico do adulto a velhice
Psicologia do Desenvolvimento Adulto e Envelhecimento: Contribuições da Teoria e I nvestigação
Alice Bastos1
1
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, ESE
O desenvolvimento das crianças e adolescentes instituiu-se ao longo do século XX como uma das áreas fortes da Psicologia. Porém, os restantes períodos de vida foram ignorados até aos anos 70. Os trabalhos de Perry abriram linhas produtivas do desenvolvimento cognitivo adulto – o julgamento reflexivo de King e Kitchener, orientado para a cognição epist émica. Ao longo dos anos 90, outras linhas desenvolvimentais se foram afirmando, incluindo aspectos polémicos da investigação, como por exemplo questões de género, como acontece com a reflexão epistemológica de Baxter Magolda. Fora desta tradição desenvolvimental de raiz piagetiana, surgem as teorias contextuais desenvolvimentais. Em Portugal assiste-se a um interesse cada vez maior pela vida adulta, por exemplo com a criação de novos ciclos de estudos.
Entretanto, o que aconteceu no campo da investigação? Procurando contribuir para a divulgação da investigação neste domínio, o presente simpósio organiza -se em torno de diferentes tópicos e períodos de vida.
Palavras-chave: Desenvolvimento cognitivo adulto, pensamento pós-formal, sabedoria 1. INTRODUÇÃO
O presente texto visa enquadrar o Simpósio sobre desenvolvimento adulto e envelhecimento, o qual integra um conjunto de comunicações sobre diferentes períodos e/ou temáticas da vida adulta. As ideias aqui defendidas reflectem apenas a posição da autora nesta matéria, podendo eventualmente não coincidir com a dos participantes neste simpósio. Quando se procurar explicar que tipo de mudanças ocorrem na vida adulta ou então como abordar o estudo do desenvolvimento adulto, co mo referem Schaie e Willis (2002), os resultados da investigação neste domínio podem ser apresentados a partir de duas perspectivas: uma organização cronológica ou então uma organização temática. Uma