Compensador estático de Reativo
RESUMO
Por definição, Compensador Estático de Reativo (CER) é um equipamento sem partes girantes capaz de gerar e/ou absorver potência reativa. São compostos por reatores e capacitores ligados em derivação, que juntamente com transformadores e dispositivos de chaveamento (Tiristores) formam um sistema de compensação reativa cuja finalidade é controlar parâmetros específicos do sistema elétrico de potência ao qual está conectado.
Os CERs foram utilizados inicialmente em indústrias para controle de flicker (oscilações rápidas de tensão), causadas por cargas como fornos a arco, bem como para regulação da tensão resultante da partida de motores, dentre outras.
Posteriormente, CER’s começaram a ser aplicados também em sistemas de potência, nos quais existe a necessidade de variações rápidas e contínuas de potência reativa a fim de que sejam atingidos alguns objetivos, tais como:
O aumento da demanda de energia elétrica, acompanhado pelo crescente número de restrições econômicas e/ou ambientais para construção de novos centros de geração e linhas de transmissão, tem forçado uma operação dos sistemas de transmissão com altos níveis de carregamento tornando-os mais vulneráveis e aumentando significativamente os riscos de blecautes na rede.
Como conseqüência, torna-se cada vez mais necessário um aumento da capacidade de controle destes sistemas. Esta necessidade resulta em uma mudança nos conceitos e práticas tradicionais relativas aos Sistemas Elétricos de Potência (SEP) e tecnologias emergentes têm sido avaliadas com a finalidade de proporcionar um fornecimento de energia elétrica com qualidade e confiabilidade. Uma alternativa atrativa é o desenvolvimento dos dispositivos FACTS (Flexible AC Transmission System), uma família de produtos de eletrônica de potência que melhoram a estabilidade dos sistemas aumenta a confiabilidade, reduzem o custo operacional e diminuem o custo de investimento. Estes equipamentos podem ter várias