Resumo Desenvolvimento e velhice
Desenvolvimento Psicossocial: Quatro abordagens
Quatro importantes abordagens do desenvolvimento psicossocial adulto são representadas por:
Modelo de traços: concentram-se em traços ou atributos mentais, emocionais, temperamentais e comportamentais, como contentamento e irritabilidade, constatando que a personalidade adulta muda muito pouco.
Modelos tipológicos: tipos ou estilos mais amplos de personalidade; representam como os traços de personalidade organizavam-se dentro de um individuo, constatando estabilidade na personalidade.
Modelos de crises normativas: típica sequencia de desenvolvimento relacionada com a idade que continua durante todo o ciclo de vida adulta, muito como acontece na infância e na adolescência;
Modelo de momento de ocorrência de eventos: a mudança está relacionada com a esperada ou inesperada ocorrência e com o momento de importantes eventos de vida.
Modelos de traços de personalidade: Os cinco fatores de Costa e McCrae:
Neuroticismo: conjunto de seis traços negativos que indicam instabilidade emocional: ansiedade, hostilidade, depressão, constrangimento, impulsividade e vulnerabilidade.
Extroversão: afetividade, espirito gregário, assertividade, atividade, busca de excitação e emoções positivas.
Abertura a novas experiências: aceitam novas coisas e experimentam novas ideias...
Escrupulosidade: competência, organização, obediência, ponderadas e disciplinadas;
Nível de Socialização: confiantes, francas, altruístas, modestas, e facilmente influenciadas.
“em algum momento entre os 21 e 30 anos a personalidade parece assumir sua forma final e plenamente desenvolvida”. Adaptações costumam ocorrer em resposta a novas responsabilidades e eventos traumáticos, mas tendências básicas permanecem iguais.
Modelos Tipológicos:
Examina a personalidade como um todo operante que afeta e reflete nas atitudes, valores, comportamento e interações sociais. Três