Dinâmica da Personalidade
“DINÂMICA DA PERSONALIDADE”
TERESINA 09 DE MARÇO DE 2012
DINÂMICA DA PERSONALIDADE
Processos gerais da adaptação pessoa – meio – evolução da personalidade
A dinâmica da personalidade é fruto de um processo evolutivo desta, cujo desenvolvimento se processa com a idade do indivíduo que vem ao mundo em condições de completa vulnerabilidade e dependência, sendo que essa situação só muda quando ele atinge seu autoconhecimento que o conduzirá à condição de um ser consciente. Trata-se de um processo lento e, de um certo modo, sofrível, constituído de adversidades e vicissitudes oriundas do convívio familiar e fora deste.
a) Infância
É a primeira etapa da vida que se reveste de encantamento e curiosidade, produzindo uma preocupação exacerbada com e pelo novo. Tem caráter experimental e imitativo, apresentando-se em quatro períodos:
1. Período dos interesses perceptivos – a atenção da criança está voltada, primordialmente, para pessoas e objetos;
2. Período dos interesses glóssicos – desenvolvimento de sua linguagem... ;
3. Período dos interesses intelectuais gerais – é a fase das definições, das interrogações, quando a criança quer saber a finalidade e o porquê das coisas;
4. Período dos interesses especiais – nesta fase ou período a criança busca, de forma direta e objetiva, o imediato por que do que acontece ao seu redor. É indecifrável o mundo de fantasia da criança, onde o inanimado passa a ser animado. Mas com o desenvolvimento da personalidade, ela paulatinamente descobre a realidade das coisas e dos fatos, passando a aceitar “a coexistência das duas realidades distintas e igualmente válidas e verídicas, a interna e a externa”.
b) A juventude
É a etapa intermediária entre a infância e o estado adulto, caracterizada por três fatos fundamentais:
1. Aparição do pensamento abstrato – o encanto dá lugar ao desencanto;
2. A aquisição da responsabilidade social – Aqui a pessoa se reconhece como