Resumo cr tico Psicologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E FILOSOFIA
CURSO: PEDAGOGIA 8º PERÍODO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
PROFESSORA: MARIA JOSÉ CARDOSO FIQUENE
LARISSA CRISTINA SANTOS SILVA
TEORIAS DA PERSONALIDADE
São Luís
2015
Teorias da Personalidade
A psicologia da personalidade se preocupa em estudar as singularidades dos indivíduos, desta forma o texto aborda a principio oito aspectos responsáveis em dar suporte para os estudos sobre o desenvolvimento da personalidade nos indivíduos, são eles: na perspectiva psicanalítica, Neo-analítica/ego, Biológica, Behaviorista, Cognitiva, Traço, Humanística e Interacionista. Sendo assim muitas teorias sobre a personalidade surgiram principalmente a partir de observações e análises.
Diversas foram às contribuições sobre o estudo da personalidade, o texto aponta que a psicologia da personalidade pode estar ligada ao teatro e a auto representação, onde se pode perceber no ato da dramatização a dinâmica da personalidade, o indivíduo reconhece através dos papeis interpretados sua própria personalidade. A psicologia da personalidade perpassa pelas ideias religiosas, o homem é imagem e semelhança de Deus, todos os traços e características eram propósitos divinos. Em contrapartida a teoria biológica evolucionista de Darwin superou as proposições religiosas defendendo que as características dos indivíduos são herdadas de antepassados e evoluem no decorrer dos tempos.
Foram nas teorias modernas que a psicologia da personalidade se configurou, graças às contribuições de Allport, Kurt Lewin e Henry Murray. Para Allport a personalidade é uma organização dinâmica dentro do individuo que determina suas adaptações pessoais aos respectivos ambientes, para Lewin pensador da linha gestaltica a personalidade também é dinâmica no sentido de que as forças que influenciam uma pessoa mudam de tempos em tempos e de uma situação para outra, para