Introdução à teoria da personalidade
Introdução à Teoria da Personalidade
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia, 2012
As causas do comportamento e a experiência pessoal de cada pessoa definem a personalidade.
A psicologia da personalidade é o campo dentro da psicologia científica que estuda os indivíduos e as diferenças entre eles.
Como descrever a personalidade é uma das perguntas fundamentais. Existem duas formas, uma identifica-se os traços da personalidade comparando os indivíduos entre si ou estuda-se um único indivíduo.
Outra pergunta fundamental é: Como podemos entender a dinâmica da personalidade? Ou seja, como as pessoas se adaptam às suas situações da vida?
Dentro dessas existe também uma terceira pergunta que se dá como que se pode dizer sobre o desenvolvimento da personalidade? Como muda a personalidade durante a vida de um indivíduo da infância à idade adulta?
Entretanto as três questões são fundamentais e cada teoria as considera de alguma maneira. Além disso, os temas estão inter-relacionados, a maneira como uma teoria descreve a personalidade tem implicações sobre a dinâmica e o desenvolvimento da personalidade e vice-versa.
Foram propostas vários tipos de personalidade em contrapartida os estudiosos da personalidade preferem geralmente medidas quantitativas com isso classificam os traços. Um traço de personalidade é uma maneira mais ou menos coerente. Pode-se dizer que um indivíduo possui um grau qualquer de um traço, de pouco a muito. Os traços são muito usados nas descrições cotidianas de personalidade e muitos psicólogos também os consideram úteis e em comparação com os tipos, os traços abarcam um leque menor de comportamentos. São necessários mais traços do que tipos para se descrever uma personalidade, um estudo clássico enumerou quase 18 mil traços entre as palavras descritas num dicionário.
Alguns pesquisadores consideram suficiente o número restrito de cinco ou até mesmo três fatores para descrever as dimensões