Introdução a Teoria da Personalidade
Autores: Feist, J. e Feist, J.
Durante muito tempo, filósofos, teólogos e outros pensadores questionam sobre a Personalidade:
“Freud desenvolveu a primeira teoria moderna da personalidade...” (p. 3).
“... este capítulo demonstra que uma teoria útil pode ser baseada tanto em evidência cientifica quanto em uma especulação intuitiva controlada.” (p. 3).
O que é Personalidade?
“Os teóricos da personalidade... desenvolveram teorias exclusivas e vitais porque não conseguiam alcançar um consenso com relação á natureza da humanidade e porque cada um via a personalidade de acordo com um ponto de referência individual.” (p. 3).
Mas pode-se dizer que:
“A personalidade é um padrão de traços relativamente permanentes e de características singulares, que confere, ao mesmo tempo, consistência e individualidade ao comportamento de uma pessoa” (p. 4).
O que é uma teoria?
Definição de teoria:
“Uma teoria científica é um conjunto de pressupostos relacionados que permite aos cientistas utilizar o raciocínio lógico-dedutivo para a formulação de hipóteses testáveis.” (p. 4).
Teoria e Termos de Natureza Similar
Teoria está relacionada com alguns conceitos, mas não pode ser confundia com eles. Quais são eles?
Filosofia
“A filosofia abrange diversos ramos, um dos quais é a epistemologia... A teoria relaciona-se mais intimamente a este ramo da filosofia, pois é um instrumento utilizado por cientistas em sua procura por conhecimento... A filosofia lida com a forma como as coisas poderiam ou deveriam ser; a teoria não.” (p. 5).
Especulação
“A especulação e a observação empírica são dois pilares essenciais para a construção de teorias, mas a especulação não deve vagar indiscriminadamente, adiantando-se a observação controlada.” (p. 6).
Hipótese
“Utilizando o raciocínio dedutivo, um pesquisador científico pode derivar hipóteses testáveis com base em uma teoria útil e, então, testar essas