Perigos biologicos
GRUPO 01:
Tema: Perigos Biológicos - Parasitos
Devem ser abordados os principais parasitos:
Entamoeba histolytica
Giardia lamblia
Toxoplasma gondii
Taenia saginata
Ascaris lumbricoides
Tópicos para pesquisa: Modo de transmissão, sinais e sintomas, fontes alimentares onde se encontram esses parasitas, fatores que contribuem para a ocorrência de surtos.
INTRODUÇÃO:
Os perigos biológicos de origem alimentar incluem microrganismos como bactérias, vírus e parasitas. Estes microrganismos estão frequentemente associados a manipuladores e produtos crus contaminados num estabelecimento. Muitos destes microrganismos ocorrem naturalmente no ambiente onde os alimentos são produzidos. Vários são inactivados pela cozedura, e muitos podem ser controlados por práticas adequadas de manipulação e armazenamento (higiene, controlo de temperatura e tempo)
Um dos agentes representa maior risco à segurança dos alimentos são os os parasitas, em geral, específicos para cada hospedeiro animal e podem incluir o Homem no seu ciclo de vida. As infestações parasitarias estão associadas, principalmente, com produtos mal cozidos ou alimentos prontos para consumir contaminados. O congelamento pode matar os parasitas encontrados em alimentos tradicionalmente consumidos crus, marinados ou parcialmente cozidos.
Dentre os protozoários mais importantes em medicina humana, comumente veiculados por alimentos e água, destacam-se: Entamoeba histolytica, Giardia lamblia, Toxoplasma gondii, Taenia saginata, Ascaris lumbricoides.
SOBRE OS PROTOZOÀRIOS:
- Entamoeba histolytica: Esse protozoário, habitante do intestino grosso humano, pertence ao sub-filo Sarcodina, tendo forma amebóide e locomovendo-se através de pseudópodos. Caracteriza-se por apresentar uma fase de vida comensal, por isso 90% dos casos de amebíase são assintomáticos, entretanto o parasito pode ser tornar patogênico, provocando quadros disentéricos de gravidade variável. A amebíase assintomática costuma