curriculo
O currículo deixou de ser uma área apenas técnica, voltada para relações e procedimentos, técnicas e métodos. O currículo é considerado um artefato social e cultural, não é um elemento neutro de transmissão do conhecimento social, ele esta implicado em relações de poder, transmitindo visões sociais, produzindo identidades individuais e sociais particulares.
A palavra currículo é também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não aparecem nos planos e nas propostas, não aparecendo claramente pela comunidade. Trata-se do chamado currículo oculto, que envolve atitudes e valores transmitidos pelas rotinas do cotidiano escolar.
No currículo oculto escolar, fazem parte os rituais, praticas, relações hierárquicas, regras e procedimentos. De uma forma bem ampla o currículo escolar abrange as atividades desenvolvidas dentro da escola.
Enquanto projeto o currículo é um guia, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, importante para os gestores, professores, pesquisadores, alunos, pais e políticos.
Através do currículo a escola desenvolve mais qualidade oferecendo um ensino que possibilite o desenvolvimento e a capacidade de aprendizagem, fazendo com que o aluno aproprie-se de cultura e conhecimentos historicamente produzidos.
É por meio do currículo que as ações pedagógicas vão se inserindo na escola nas salas de aula, buscando metas discutidas e estabelecidas para o trabalho pedagógico.
O currículo e a chave mestra da escola por isso necessitam de discussões, diálogos e debates que permitam seguir avante na compreensão do processo curricular e as relações entre o conhecimento escolar e a sociedade.
A escola precisa planejar sua intervenção no currículo, que é um projeto, onde determina os objetivos da educação escolar, nos aspectos de desenvolvimento e de transmissão da cultura que a escola promove como plano de ação adequado para alcançar seus objetivos.
Segundo Moreira
[...] a vida escolar