currículo
FUNDAMENTOS TEÓRICO-CIENTÍFICOS E LEGAIS DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
O currículo, tal como o conhecemos hoje, passou por várias abordagens, mudanças e concepções. E isto não foi por acaso. Sua importância é inquestionável e conduz para uma prática docente e, por consequência, perpassa um processo de transformação social. E, neste contexto, é de extremo aproveitamento que conheçamos a sua história e concepções.
1.1 Conceituação e concepções de Currículo
Para compreender o conceito de currículo na atualidade se faz necessário repensarmos a concepção de educação, entendendo-a como um processo contínuo de ensino-aprendizagem que se caracteriza como uma construção social.
Sua função é elevar o nível de consciência do educando a respeito da realidade social que o cerca, a fim de capacitá-lo a atuar no sentido de sua emancipação social, econômica, política e cultural. Ela se relaciona dialeticamente com a sociedade. Assim, apesar de sua vinculação aos determinantes histórico-sociais, ela também poderá constituir-se em um instrumento importante no processo de transformação social.
Para que isso ocorra, o currículo tem um papel importante na definição dos processos formativos e educacionais e suas concepções. Ele tem um campo historicamente construído e que se desenvolve em seus diferentes argumentos e compreensões.
Origem do termo currículo
O termo curriculum, de origem latina (currere), significa caminho, jornada, curso, rota, trajetória a seguir e encerra. Para Pacheco (1996, p. 16) existem duas ideias principais: uma de sequência ordenada e outra de totalidade de estudo. Esse termo ao longo da história passou por várias modificações conceptuais.
Currículo e trabalho pedagógico
O currículo foi entendido como um programa de ensino, de conteúdos nas grades ou matrizes curriculares dos cursos ministrados nas instituições educativas. Na realidade, existem varias definições e cada uma pressupõe valores e concepções implícitas.
O processo de