Periculosidade
INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA DO LABORATÓRIO DE SOLDAGEM Os acidentes na soldagem são causados principalmente pela falta de atenção dos envolvidos no processo, pela incorreta do equipamento e/ou uso impróprio dos equipamentos de segurança.
Todos os acidentes podem ser prevenidos. Assim para evitar que eles aconteçam deve-se ter conhecimento da forma correta de utilização de equipamentos.
PROCESSOS:
ARAME TUTUBULAR, MIG-MAG, ELETRODO REVESTIDO E CORTE POR PLASMA
Caracterizam-se por utilizar energia elétrica CHOQUES ELÉTRICOS Choques elétricos podem ser fatais. Instalações elétricas defeituosas, aterramento ineficiente, assim como operação incorreta de um equipamento são fontes comuns de acidentes. 1) Nunca entre em contato com partes energizadas do equipamento de solda (caso não esteja devidamente aterrado),tais como a rede de alimentação elétrica, o cabo de entrada, os cabos de soldagem, porta eletrodo, pistola ou tocha de soldar, terminais de saída de máquina e , a peça a ser soldada.
2) Ao soldar ou cortar (por plasma) é recomendado não utilizar acessórios ou objetos metálicos, tais como anéis, relógios, colares e outros itens, pois estes em contato com partes energizadas podem provocar acidentes.
3) Mão manusear o equipamento de soldar se suas mãos, sapatos, ou o piso estiverem molhados.
4) Pessoas portadoras de marca-passo devem consultar um médico antes de permanecerem próximas a áreas de soldagem, pois os campos eletromagnéticos ou as radiações podem interferir no funcionamento do aparelho Equipamentos de Segurança Proteção da Visão
Arcos elétricos de soldagem ou corte emitem raios ultravioletas e infravermelhos. Longas exposições diante destes raios provocam danos permanentes à vista ou às lentes de contato.
1) É obrigatórios o uso de máscara ou óculos de proteção com vidro de capacidade adequada ao processo e aplicação prevista, tanto na soldagem como na remoção