Gás natural
Ocorrências do Gás
O Gás Natural é dividido em duas categorias: associado e não-associado. Gás associado é aquele que, no reservatório, está dissolvido no óleo ou sob a forma de capa de gás. O Gás não-associado é aquele que, no reservatório, está livre ou em presença de quantidades muito pequenas de óleo.
De onde vem?
O Gás Natural é encontrado no subsolo, por acumulações de gás que ocorrem em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos.
ORIGEM
O Gás Natural é o resultado da degradação da matéria orgânica de forma anaeróbica (fora do contato com o ar), matéria orgânica esta oriunda de quantidades extraordinárias de microorganismos que, nos tempos pré-históricos, se acumulavam nas águas litorâneas dos mares da época. Essa matéria orgânica foi soterrada a grandes profundidades e, por isto, sua degradação se deu, normalmente, fora do contato com o ar, a grandes temperaturas e sob fortes pressões.
A História do Gás Natural no mundo
Durante muito tempo, quando as empresas buscavam na exploração produzir petróleo, o Gás Natural encontrado era considerado um estorvo, pois ele exigia cuidados especiais de segurança para a produção do petróleo.
Ainda que ocorrências isoladas de Gás Natural fossem localmente utilizadas, o seu aproveitamento em maior escala passou a ocorrer nos Estados Unidos, na década de 1920. Isso foi possível devido à descoberta de grandes campos de Gás Natural, bem como às melhorias na tecnologia de dutos, que permitiram a utilização de pressões, que viabilizaram o transporte de grandes volumes de