Gás Natural
A decomposição de material orgânico.
Origem:Encontrado em reservatórios no subsolo da crosta terrestre, o gás natural é um combustível fóssil formado pelo acúmulo da energia solar em materiais orgânicos em decomposição. Esses materiais orgânicos formam a massa que reage ao longo dos anos sem contato com a atmosfera e sob condições específicas de temperatura e pressão produzindo assim o gás. As jazidas de gás natural podem ou não estar associadas às de petróleo, tendo sua exploração custo semelhante.
As reações presentes na natureza que produzem o gás natural podem ser provocadas artificialmente, mas o resultado não tem a qualidade equivalente ao produto natural. Além disso, o custo deste processo é muito elevado, tornando inviável este tipo de produção.
É basicamente a mistura de hidrocarbonetos leves, estando à temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso. É um gás mais leve que o ar, inodoro e incolor, e atóxico. É uma fonte de energia limpa, que pode ser usado nas indústrias, fazendo a substituição de outros combustíveis mais poluentes. As reservas de gás natural são muito grandes e os combustíveis possuem várias aplicações em nosso dia-a-dia, melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Algumas vantagens:
- baixo impacto ambiental
- facilidade de transporte e manuseio
- vetor de atração de investimentos
- segurança
Desvantagens do Gás Natural
- Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto finita.
- O gás natural apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão.
- Por ser mais leve que o ar, o gás natural tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados.
- Em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio, poderá ser gerado monóxido de carbono, altamente tóxico.
A produção do Gás Natural
A etapa inicial do processo de produção do gás natural é a exploração, que consiste em duas fases; a pesquisa e