Gás natural
O gás natural é uma mistura formada por hidrocarbonetos de baixo peso molecular que se encontram no estado gasoso à temperatura ambiente. É extraído de depósitos naturais, muitas vezes encontrado juntamente com o petróleo. É formado principalmente por metano (no mínimo 68% de volume), mas inclui outros gases como etano, propano e butano. É inflamável e por razão de segurança é adicionado t-butil mercaptana para odorização, uma vez que quando puro é inodoro e incolor. O gás natural pode ser empregado como combustível, inclusive para abastecer veículos, e como fonte de hidrocarbonetos para a indústria química.
Classificação:
Na natureza, o gás natural é encontrado em acumulações de rochas porosas no subsolo (terrestre ou marinho), e em locais arenosos que contêm petróleo nas profundidades do subsolo. Ele pode ser classificado em duas categorias: associado e não associado:
Gás natural associado: é aquele que, no reservatório, encontra-se em companhia do petróleo, estando dissolvido no óleo ou sob forma de uma capa de gás, isto é, uma parte superior da acumulação rochosa, onde a concentração de gás é superior à concentração de outros fluídos como água e óleo.
Gás não associado: é aquele que, no reservatório, está livre do óleo ou este se encontra em concentrações muito baixas. Na acumulação rochosa porosa, a concentração de gás é predominante, permitindo a produção basicamente de gás.
Origem
É uma energia de origem fóssil, resultado da decomposição da matéria orgânica fóssil no interior da Terra, encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, freqüentemente acompanhado por petróleo, constituindo um reservatório.
Utilização
Na área de transportes, pode ser utilizado em ônibus e automóveis, substituindo o óleo diesel, a gasolina e o álcool.
Na indústria, o gás natural é utilizado como combustível para fornecimento de calor, geração de eletricidade e de força motriz, e ainda como matéria-prima nos