Todos relacionados a graduaçao do serviço social para estudo
Para este trabalho partimos do pressuposto que a filosofia, tal qual a conhecemos, inicia-se na Grécia. Mais precisamente na cidade de Mileto, uma antiga colônia grega situada na Jônia, na metade sul da costa ocidental da Ásia Menor. Foi nesta cidade que surgiu os primeiros filósofos: Tales de Mileto (624/25 a.C-556/58 a.C), Anaximandro de Mileto (640 a.C-540 a.C) e Anaxímenes de Mileto (585 a. C-528 a.C.). Com uma nova atitude diante da realidade, conhecê-la através da razão, e a percepção de que o conhecimento não era algo exclusivo dos deuses.
A filosofia surge em um momento complexo da cultura grega, esse tempo é conhecido como ?milagre grego?. Expressão designa um período impar na Grécia do século V a.C., traduzida em um florescimento das artes, literatura, ciência, filosofia, novas formas organizacionais sócio-políticas e econômicas.
Atribui-se a Pitágoras a criação do termo ?filosofia?, que seria a junção de dois outros termos "philia", que significa "amizade", "amor fraterno" e respeito entre os iguais e "sophia", que significa "sabedoria", "conhecimento". Da palavra "sophia" deriva a palavra "sophos", que significa "sábio", "instruído". A tradição relata que Pitágoras ao perceber que eram os deuses possuidores de todo conhecimento e sabedoria existente, restaria aos homens apenas desejar e buscar a sabedoria, e isso se realizaria por meio da filosofia.
OS PRINCIPAIS PERÍODOS DA FILOSOFIA
FILOSOFIA ANTIGA (DO SÉCULO VI A.C. AO SÉCULO VI D.C.)
Período Pré-Socrático ou cosmológico
Os principais filósofos pré-socráticos foram:
* filósofos da Escola Jônica: Tales de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Anaximandro de Mileto e