Educação da engenharia de produção
EDUCAÇÃO EM ENG. PRODUÇÃO - RESUMO
HISTÓRIA DA ENG. PRODUÇÃO
Os primeiros Engenheiros de Produção de que se tem notícia surgiram nos EUA entre 1882 e 1912, com o chamado movimento "Scientific Management" (Administração Científica) preconizado por F.W. Taylor, Frank e Lillian Gilbreth, H.L. Gantt, dentre outros. Com o advento da produção em massa, difundida por Henry Ford, os Engenheiros de Produção passam a exercer papel fundamental no processo produtivo, uma vez que a eles competiam a idealização e a regência de todas as atividades produtivas dos trabalhadores no chão de fábrica visando a obtenção do produto final.
No Brasil, a Engenharia de Produção foi introduzida em 1959 pela Escola Politécnica da USP tendo como cenário o forte processo de industrialização vivido pelo país na época, mais particularmente com a instalação das indústrias automobilísticas na região do ABC paulista.
Com a evolução dos sistemas produtivos, desde sua origem, na produção artesanal, passando pela produção em massa durante boa parte do século passado, até os dias atuais com a difusão da produção enxuta e das filosofias japonesas, o Engenheiro de Produção foi se adequando às demandas impostas pela sociedade capitalista ao longo dessa linha do tempo.
Definição de engenheiro de produção
Engenharia de Produção é o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores.
Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização.
ESTUDO DE FORMAÇÃO DO ENG. PRODUÇÃO
1. ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços)