UNIDADE I CIENCIA DA NUTRICAO HUMANA
CURSO: NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À NUTRIÇÃO HUMANA
UNIDADE I – CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO HUMANA
1.1 – Definição e Origem.
A nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do indivíduo, em diferentes estados de saúde e doenças.
Esta constitui um conjunto de fenômenos físicos, químicos, físico-químicos e fisiológicos que se passam no interior do organismo e mediante os quais este recebe e utiliza os materiais fornecidos pelos alimentos - nutrientes, que lhe são necessários para a formação e manutenção da sua matéria viva - nosso organismo.
Ao longo da vida, as necessidades nutricionais sofrem alterações, de acordo com a nossa idade, estilo de vida, metabolismo e patologias existentes. Neste contexto, esta ciência estuda as quantidades ótimas dos constituintes dos alimentos que o organismo necessita e a forma como são utilizados.
Portanto, entende-se a Nutrição como uma área de conhecimento que estuda a relação do homem com o alimento, considerando o contexto sociocultural no qual se encontra.
É consenso na literatura científica afirmar que o campo da Alimentação e Nutrição, dentro de três grandes dimensões (ciência, profissão e política pública do Estado brasileiro), teve sua emergência no final da década de 1930, no decorrer do primeiro Governo Vargas.
Como ciência, a origem do campo encontra-se associada à disciplina "Higiene Alimentar", área de estudo constituída a partir de meados do século XIX nas faculdades de medicina e que, na década de 1930, possibilitaria a institucionalização acadêmica deste novo campo científico. A partir da década de 1930, duas principais vertentes de conhecimento confluíram para a conformação desse campo científico. A primeira, vertente biológica, congregava cientistas preocupados com aspectos clínico-fisiológicos e individuais relacionados ao consumo e à utilização biológica dos nutrientes. A segunda, vertente social, reunia aqueles cuja atenção voltava-se