Descoloniza o da frica
Após a segunda Revolução Industrial (metade do século XIX), o mercado passava por dificuldades e a conquista das colônias americanas por sua independência, fez com que a Europa retornasse as colônias da África e da Ásia e implantar seu sistema neocolonialismo.
A Primeira Guerra Mundial enfraqueceu a Europa, tornando os Estados Unidos a maior potência global. O desfecho da guerra, foi a crise no continente europeu, que teve impacto na extensão das colônias. As condições de vida que os colonos viviam era insatisfatório e os mesmos se mexiam para acabar com aquela realidade e dentro deles já crescia um sentimento de liberdade.
O tempo fortificou esse sentimento nacionalista e com o término da Segunda Guerra Mundial a liberdade estava mais próxima. A impotência da política e da economia na Europa, deu espaço para que as colônias trouxessem de volta novos movimentos pela independência em todo o continente.
Alguns países europeus derem de modo pacifico a independência para diversas colônias, pois o processo utilizado estava aumentando cada vez mais. Enquanto outros obterão a independência através de longos confrontos.
A divisão do território africano ficou nas mãos das nações europeias, as colônias tinham autonomia, mas a divisão foi feita de forma incorreta, pois tribos rivais acabaram ficando juntas, ao mesmo tempo que outras foram divididas.
A descolonização trouxe problemas como os conflitos étnicos inimigos e a precariedade política, mesmo depois da liberdade adquirida ainda ocorre repressão com grupos inferiores.
A partilha sucedeu em um continente repartido em 53 países independentes. E como a divisão