Logistica
ÁREA: GTP – GESTÃO DE FINANÇAS, COTABILIDADE CUSTOS E CONTROLADORIA
SUBITEM: FLUXO E OPERAÇÃO DE CAIXA
PROBLEMA: Quais os impactos positivos de um fluxo de caixa bem administrado para a redução da mortalidade de pequenas empresas?
OBJETIVO GERAL: Verificar as relações entre a administração do fluxo de caixa e a mortalidade das pequenas empresas.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Verificar as relações do fluxo de caixa, para identificar como as operações de compra, venda, investimentos, retiradas, empréstimos e dívidas, mal administradas, afetariam a mortalidade das pequenas empresas.
JUSTIFICATIVA: Devido a pesquisa feita pelo CDL em 2008, sete de dez pequenas empresas fecham suas portas em menos de um ano, uma das causas pode ser o peso da má gestão do fluxo de caixa.
Os sistemas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM) são utilizados para coordenar a movimentação de produtos e serviços dos fornecedores até os clientes (incluindo fabricantes, vendedores grossistas e varejistas). Estes sistemas são utilizados para gerenciar a demanda, os armazéns, a logística de comércio, o transporte e outras questões relacionadas às instalações e à movimentação e transformação de materiais até os consumidores.
Componentes de SCM incluem a otimização e o gerenciamento de eventos da cadeia de suprimentos, bem como o gerenciamento de armazém, a identificação por radiofreqüência (RFID) e o gerenciamento de transportes.
Outros módulos de soluções de SCM incluem funções de logística e de comércio internacional, gerenciamento da demanda, gerenciamento do relacionamento com o fornecedor e planejamento de partes de serviço.
Suas principais características:
- Os subsistemas de suprimentos, produção e distribuição devem estar cuidadosamente integrados por um sistema de informações único (Wood Jr & Zuffo, 1998);
- A cadeia de suprimentos deve ser vista como uma entidade única, ao invés de confiar responsabilidade fragmentada para áreas funcionais, tais como compras,