Perda de Carga
Neste experimento foram medidas e analisadas as perdas de carga que ocorreram num escoamento forçado no interior de um tubo. Técnicas de medição de pressão e vazão foram empregadas para caracterizar a parcela de perda de carga distribuída, e determinar como variam com a vazão e o diâmetro do tubo. O processo do experimento consistia em abrir a válvula do registro até que sua vazão se normalizasse, após esse procedimento foi medida a vazão que ocorreu nem um período de aproximadamente 10 segundos, após realizado o procedimento foi conectado a um manômetro em U, através de suas tomas de pressão por meio de mangueiras. Podendo assim ser observada uma redução na pressão devido ao aumento da velocidade.
OBJETIVO
Verificar uma perda de carga de forma prática, medindo a mesma em um dos tubos que compõem a bancada hidráulica, estabelecendo uma relação entre os comprimentos e a perda de carga.
FORMULÁRIO:
Equação 1 – Desvio padrão:
O calculo de desvio padrão é uma maneira utilizada para se obter uma medida de dispersão estatística, ou seja, ele mostra o quando há de variação ou de dispersão em relação a média obtida. Sua equação é: σ=i=1n(Xi-X)2n-1Onde: σ = Desvio Padrão n = Número de experimentos
X = Média
Xi = Dado da coluna
Equação 2 – Vazão:
A vazão é o cálculo do volume de um determinado fluído que sai de uma determinada seção em um determinado tempo, ou seja, a vazão é a rapidez em que o fluído escoa.
Q=v.AOnde:
Q = Vazão v = Velocidade
A = Área
Equação 3 -