Perda de Carga
Relatório de atividade de pesquisa realizada no dia 04/06/2011 como parte da avaliação da disciplina Fenômenos dos Transportes.
Aluno:
André Junqueira
Christopher Carmo
Gabriela Borges de Oliveira
Luiza de Toledo da Gama Cruz
Professora responsável: Luiz Antonio dos Reis
Poços de Caldas / MG
1o semestre de 2011
1. OBJETIVO O objetivo desse ensaio é observar para diferentes condições de vazão e diâmetro constante a perda de carga resultante em condutos retos com curvas, e de demonstrar a importância de suas aplicações em fenômenos dos transportes, levando-se em conta as perdas por atrito e por componentes instalados nas tubulações. Com os resultados obtidos durante o ensaio realizado os alunos puderam determinar os valores das perdas de energia no circuito. 2. INTRODUÇÃO Para que os estudantes de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais pudessem ter um conhecimento prático sobre as características especificas dos fluidos, foi proposto pelo professor Luiz Antonio dos Reis um experimento que tinha por objetivo determinar as perdas de carga localizada e distribuída na tubulação.
Este relatório tem como objetivo demonstrar e analisar todos os valores obtidos durante a realização do experimento para a determinação das perdas de carga pelas quais o fluido passam durante o seu percurso através das tubulações.
O conhecimento sobre as características de um fluido são de grande valia a um engenheiro civil para quando este vier a trabalhar com a necessidade de transportar estes fluidos, tendo assim que conseguir se adequar as características especificas de cada um dos produtos com os quais venha a trabalhar, sendo que as perdas de carga são muito importantes para se analisar como os fluidos chegaram aos seus destinos.
3. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Existem dois tipos de perdas, sendo umas localizadas e outras distribuídas.
O primeiro tipo corresponde às chamadas