Perda auditiva
Perda Auditiva Induzida Por Ruído
P.A.I.R
Perda auditiva induzida pelo ruído – PAIR
O QUE É PAIR?
É a perda auditiva provocada pela exposição ao ruído (barulho) por tempo prolongado. Ao pé da letra PAIR seria “Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído”. O PAIR já vimos acima, quanto a PAIRO significa “Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído Ocupacional”.
O QUE É SOM? E O QUE É RUÍDO?
É considerado ruído qualquer tipo de poluição sonora não desejada. O ruído é caracterizado pela mistura de ondas de sons, tornando-o impossível de ser compreendido pelo ouvido humano. A diferença entre som e ruído é mínima. Enquanto o som é algo agradável o ruído é desagradável e incompreensível a nossos ouvidos.
COMO PERDEMOS A AUDIÇÃO?
No interior do sistema auditivo humano existe um órgão chamado cóclea, e é justamente esse minúsculo órgão que é afetado pela exposição ao ruído ocupacional, sem a devida proteção.
EXPLICANDO COMO ACONTECE
No interior da cóclea, existem as células ciliadas que se movimentam ao ocorrer à passagem de som, o movimento serve para decifrar o som que está passando pelo interior da mesma e que logo depois irá ao cérebro.
Quanto maior o nível de ruído maior a oscilação das células ciliadas. Com a exposição contínua ao ruído elevado, as células não resistem e as oscilações excessivas, e se quebram. A cada quebra, elas vão diminuindo a capacidade de decifrar os sons, e assim o começa a surdez, que é irreversível.
O processo da perda auditiva é muito lento, na maioria das vezes o trabalhador não percebe que está ficando surdo. Normalmente quando chega a perceber as perdas já estão acentuadas, e como já disse acima, não há nada a fazer que possa reverter o quadro. O que se pode fazer é usar meios para diminuir a exposição, para proteger a audição que ainda resta.
Com o avançar da idade nosso corpo começa e perder a capacidade de escutar naturalmente, dessa não há como fugir. Mas, quando a pessoa se expõe a ruídos elevados