Perda auditiva
o ruído excessivo prejudica nossa audição?
Ouvir sons em volume alto pode ser muito prejudicial à saúde, ocasionando perda da audição, zumbido, sensação de ouvido tapado e outros sintomas. Proteja-se:
Fique longe de amplificadores/caixas acústicas que produzem sons fortes;
Abaixe o volume do som que você escuta: rádio, TV, MP3, CD player;
Use protetores auriculares (plugs/fones) em ambientes ruidosos, especialmente se você trabalha em local barulhento.
Atualmente muitas escolas exigem no ato da matricula exames de visão e de audição, já que a capacidade auditiva tem relação direta com o aprendizado escolar, da linguagem e comunicação oral. Isto está se tornando rotina escolar visto que problemas na aprendizagem, na fala e na escrita que ocorrem em sala de aula, podem ser muitas vezes decorrentes de pequenas alterações auditivas. Assim ações preventivas são ideais para ser a base de assegurar o bem desempenho escolar.
Problemas ligados à troca de letras na fala também podem ser causados por uma leve diminuição auditiva. Fonemas auditivamente semelhantes como V e F/ C e G / S e Z / T e D e outros são difíceis de serem assimilados por crianças que apresentam uma perda de audição de grau leve, por exemplo. Conseqüentemente em alguns casos, a criança que apresenta trocas na fala acaba trocando na escrita por fazer apoio na oralização, ou seja, ela escreve da mesma forma que fala. Assim a audição torna-se a base da comunicação oral e escrita.
Fatores causadores de perda auditiva
São vários os fatores que podem causar perdas auditivas: medicação ototóxica, meningite, traumas, caxumba, otites, alergias respiratórias, ruído excessivo dentre outras. A perda auditiva é um distúrbio da audição, ou seja, é uma diminuição da capacidade auditiva em diferentes graus de intensidade, podendo ser transitório ou