Os tipos de perda auditiva
A audição é avaliada por meio de uma série de exames que, em conjunto, permitem dizer sobre o funcionamento desse sentido.
Esses exames mensuram o menor nível de som para que ocorra a sensação auditiva e os resultados são medidos numa unidade denominada Decibel (dB).
Quanto maior o nível de intensidade do som para despertar essa sensação maior será a perda de audição. Nós dividimos os graus de perda auditiva emleve, moderado, severo e profundo. Quanto maior o grau da perda auditiva, maior será a dificuldade de percepção do som e utilização da informação acústica.
Para melhor compreensão dos níveis da perda, exemplificaremos com uma imagem que perde o seu brilho e a sua cor.
O que significam os graus de perdas auditivas?
Perda auditiva leve
Dificuldade para ouvir sons fracos (baixos) e para entender a fala em ambiente ruidoso.
No caso de uma perda auditiva de grau leve, a indicação ao uso dos aparelhos auditivos é discutível, e vai depender das dificuldades existentes nas situações de comunicação.
Perda auditiva moderada
Incapacidade de ouvir sons fracos (baixos) e de intensidade moderada, dificuldade para entender a fala, especialmente na presença de ruído de fundo.
Perda auditiva profunda
Alguns sons muito intensos são audíveis, mas a comunicação sem aparelhos auditivos ou uso da linguagem de sinais é muito difícil.
Perda auditiva de grau moderado, severo e profundo poderão se beneficiar do uso dos aparelhos de amplificação sonora. Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, a indicação e a seleção dos aparelhos de amplificação, melhores serão as oportunidades de amenizar os prejuízos causados pela diminuição da capacidade auditiva quando pensamos na criança que possui a perda de audição.
Além do grau, existem os tipos de perdas auditivas. Elas podem sercondutivas, neurossensorias ou mistas.
A perda auditiva condutiva é causada por problemas na orelha média. Pode ser uma perda temporária porque, na maioria das vezes,