Programa de saude auditiva na escola
Objetivo Geral : Promover saúde auditiva na escola
Objetivo especifico: Discutir a respeito dos fatores que levam a perda auditivas, Demostrar dicas para manter a saúde auditiva e Abordar
Estratégia: Através de palestra em sala de aula, usando cartaz , banner e cotonete, abordaremos algumas temas como: fisiologia da audição, fatores que levam a perde auditiva, tipo de perda auditiva e dicas de saúde auditiva
Fisiologia da audição
A orelha externa capta os sons ambientes e os dirige para a membrana timpânica que vibrando junto com a cadeia ossicular transmite e amplifica os sons para a janela oval. A vibração do estribo faz vibrar a perilinfa desencadeando uma onda de vibração na membrana basilar da base para o ápice. Para frequências altas a onda é maior na base da cóclea (cada região ao longo da cóclea corresponde a uma frequência). O órgão de Corti que se encontra apoiado na membrana basilar acompanha seus movimentos e como as suas células ciliadas estão em contato com a membrana tectória os cílios são deslocados. Isso provoca a despolarização das células ciliadas aparecendo o impulso nervoso que é transmitido para o sistema nervoso central. A orelha possui portanto um segmento que transmite e amplifica o som para a o órgão de Corti (aparelho de transmissão ou condução) e um segmento que transforma a vibração em impulso nervoso e o transmite para SNC (aparelho de recepção ou neuro-sensorial).
Fatores que levam a perda auditiva
A perda auditiva é classificada como: congénita (se ocorrer antes do nascimento) ou adquirida (se ocorrer depois do nascimento).
Perda auditiva congénita: causada por fatores hereditários, bem como devido a doenças ou condições médicas sofridas pelo feto durante a gravidez.
Perda auditiva adquirida: pode ser a consequência de um dos seguintes fatores:
• Processo de envelhecimento natural – é a causa mais comum da perda auditiva;
• Exposição prolongada a barulhos altos ou