Trabalho Mecanica Geral
2- Determine a intensidade e a direção, medida no sentido anti-horário, a partir do eixo x, da força resultante das três forças que atuam sobre o anel A. Considere que F1 = 500N e θ = 20°.
3- Determine a grandeza da força resultante e sua direção, medida no sentido anti-horário, a partir do eixo x positivo.
4- As três forças concorrentes que atuam sobre o poste produzem uma força resultante FR = 0. Se F2 = ½F1 e F1 estiver a 90° de F2, como mostrado, determine a intensidade necessária de F3 expressa em termos de F1 e do ângulo θ.
5- Determine a intensidade e o ângulo θ de F1, de modo que o ponto material P esteja em equilíbrio.
6- Determine o peso máximo do vaso de planta que pode ser suportado, sem exceder uma força de tração de 50 lb nem no cabo AB nem no AC.
7- A esfera D tem massa de 20 kg. Se uma força F = 100 N for aplicada horizontalmente ao anel em A, determine a maior dimensão d de modo que a força no cabo seja nula.
8- O tubo de 30 kg é suportado em A por um sistema de cinco cordas. Determine a força em cada corda para a condição de equilíbrio.
9- Considere as engrenagens A e B mostradas na figura abaixo. A engrenagem A parte do repouso e tem aceleração angular constante αA = 4 rad/s2, determine:
a) o tempo necessário para B atingir uma velocidade angular ωB = 85 rad/s.
b) o número de revoluções (voltas) da engrenagem B até que ela atinja esta velocidade.
10- Na figura abaixo, a polia A de raio rA = 50 mm está acoplada à um motor elétrico que a faz girar transmitindo o movimento para a polia C através de uma correia. A polia C possui raio externo re = 150 mm e raio interno ri = 75 mm. A montagem é utilizada para elevar a carga B conectada à polia como mostrado na figura. Sabendo que a polia A parte do repouso e tem aceleração angular constante αA = 3