Pensamento e Prática Educacionais - SINTESE
Curso de Pedagogia/ CCHS/ UFMS
1º Semestre
Orientadora: Professora Dra. Jacira Helena do Valle Pereira
Orientandas: Acza Muller E Natália Tavares Rodrigues
SÍNTESE
ALVES, Gilberto Luiz. Pensamento e Prática Educacionais. Campo Grande/MS, ano 2007, p. 79-90.
TÓPICOS QUE O AUTOR EXPÕE
Auguste Comte (1798-1857) e Ivan Lins foram os autores centrais pesquisadores: evidencia-se a escolha, pelo fato de o primeiro ser o fundador do Positivismo e o segundo, por ser seu principal intérprete brasileiro. [...] os dois pensadores são frutos de uma França recém-saída da maior revolução burguesa da história. (ALVES, 2007, p.79).
“Comte, produziu uma proposta utópica de educação para todos, que acabou por ser refutada posteriormente na obra de Durkheim”. (ALVES, 2007, p. 80).
“O Caráter reconhecidamente conservador do pensamento positivista no autor foi respaldado pela crença inabalável na sociedade industrial, para a qual a humanidade teria percorrido um longo caminho desde suas mais primitivas manifestações”. (ALVES, 2007, p. 80).
“O autor concluiu, após investigar a “marcha progressista do espírito humano”, que a soma do conhecimento produzido pela humanidade teria passado pelos estados teológico e metafísico apenas como exercício para finalmente chegar definitivo estado: o Positivismo”. (ALVES, 2007, p. 80).
[...] pressuposto comtiano, contrário do revolucionário Rousseau, é o de ser a natureza do indivíduo essencialmente egoísta, mas poder se tornar altruísta na vida social. Estabelecer o ser altruísta e imbuído do verdadeiro estado definitivo, eis a tarefa da humanidade, segundo Comte. (ALVES, 2007, p. 81).
“[...]o projeto de Comte era de longo prazo, precisamente porque sua época não permitia ignorar as condições sociais de misérias em que se encontrava a população francesa”. (ALVES, 2007, p. 81).
“Comte, entretanto, estava ciente de que a educação popular não se realizaria sem a melhoria de suas condições