marasue
3713 palavras
15 páginas
Pesquisa e prática Profissional – Materiais Didáticos2 INTRODUÇÃO A importância da pesquisa e prática para o desenvolvimento, experimentação e avaliação, foi essencial para conhecermos melhor cada teórico, sem essa pesquisa seria impossível, conhecer melhor cada teoria defendida por cada um deles, aprendemos um pouco mais de cada um, sendo assim a pesquisa nos torna seres mais pensantes, críticos e com curiosidade de entender melhor cada pensador e o que pensavam em sua época. E importante ressaltar também que mesmo depois de tantos anos os métodos utilizados a época ainda são validados ate hoje.
Teórico (nasc./morte) Síntese de sua teoria Concepção de escola Concepção de aluno
Jean-Jacques Rousseau
Nasceu em 28/06/1712 morreu em 02/07/1778
Síntese de sua teoria, O homem é bom por natureza, mas esta submetida á influencia corruptora da sociedade.
Concepção de escola: sua concepção de ordem política – e Emílio – tratado sobre educação, no qual prescreve a formação de um jovem fictício, do nascimento aos 25 anos. O objetivo é não só planejar uma educação com vistas à formação futura, mas também propiciar felicidade à criança enquanto ela ainda é criança. Rousseau intuiu na infância várias fases de desenvolvimento, sobretudo cognitivo. Foi, portanto, um precursor de Maria Montessori e John Dewey. Para Rousseau, a criança deveria ser educada em liberdade e viver cada fase da infância na plenitude de seus sentidos. Ele condenava os métodos de ensino utilizados até ali, por se escorarem na repetição e memorização de conteúdo, e pregava sua substituição pela experiência direta por parte dos alunos, a quem caberia conduzir, pelo próprio interesse, o aprendizado. Mais do que instruir, para Rousseau, a educação deveria se preocupar com a formação moral e politica.
Concepção do aluno: Para Rousseau, a criança devia ser educada, sobretudo em liberdade e viver cada fase da infância na plenitude de seus sentidos - mesmo porque, segundo seu entendimento,