Produção Interdisciplinar II-
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Abordaremos no presente trabalho alguns prismas da Pedagogia Histórico-Crítica, nos âmbitos sociológicos, psicológicos e filosóficos.
Nas duas últimas décadas esta pedagogia tem sido citada como uma perspectiva educacional que visa resgatar a importância da escola e a reorganização do processo educativo.
Atualmente a Pedagogia Histórico-Crítica foi adotada como metodologia de ensino na educação do estado do Paraná, porém a pesquisa aponta que ela não é de fato utilizada no contexto escolar, encontra-se mais na teoria do que na prática.
É uma teoria educacional e pedagógica que se inspira na concepção marxista de educação e sociedade. Para a Pedagogia Histórico-Crítica não existe conhecimento desinteressado, mas diferentes vínculos entre os saberes e as posições que os agentes tomam em relação às situações históricas concretas. Desse modo, assim como a ciência, a atividade pedagógica também não é neutra.
2 DESENVOLVIMENO Pedagogia Histórico-Crítica trata-se de uma proposta didática fundada no materialismo histórico, que visa não apenas mudanças acidentais, mas a transformação estrutural da sociedade. Desse modo, levando em conta que a educação se dá no interior da prática social, esta se torna um suporte do processo pedagógico. Teoria e prática formam uma unidade indissociável e, portanto, devem estar intencionalmente articuladas a partir de finalidades políticas delimitadas. Desse modo, a aprendizagem deve ser significativa não só para a vida dos alunos, mas para a transformação da prática social na qual estes estão inseridos. Outra ideia central de Saviani é de que o objetivo histórico da educação é a socialização dos instrumentos educacionais para que as classes desfavorecidas possam se apossar da cultura letrada.