Pena de Morte no Mundo.
-Introdução..........................................................................................2.
-A Pena de Morte no Mundo............................................................ 3.
- Pena de morte na Indonésia?,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,............................ 3.
-Métodos de aplicação...................................................................... 4.
-Países que aplicam a pena de morte.............................................. 5..
-Países que não aplicam a pena de morte........................................ 7.
Introdução
A pena de morte é uma punição extrema, degradante e desumana. Viola o direito à vida. Qualquer que seja o método de execução utilizado – eletrocussão, enforcamento, câmara de gás, decapitação, apedrejamento ou injeção letal – a pena de morte constitui-se como uma forma de punição violenta que não deveria ter lugar no sistema de justiça atual. E no entanto persiste.
Em muitos países, os governos justificam a utilização da pena de morte alegando que esta previne a criminalidade. Contudo, não existe qualquer prova de que este método seja mais eficaz na redução do crime do que outras punições severas. É frequentemente utilizada de forma desproporcionada contra pobres, minorias, certas etnias, raças e membros de grupos religiosos. É imposta e levada a cabo de forma arbitrária. Nalguns países é utilizada como um meio de repressão – uma forma brutal de silenciar a oposição política.
A pena de morte é irrevogável e, tendo em conta que o sistema de justiça está sujeito ao preconceito e ao erro humano, o risco de se executar uma pessoa inocente está sempre presente. Esse tipo de erro não é reversível.
A Amnistia Internacional opõe-se à aplicação da pena de morte, sejam quais forem as circunstâncias e trabalha no sentido da sua abolição em todos os países.
A Pena de Morte no Mundo
A Amnistia Internacional monitoriza todos os desenvolvimentos que envolvem a aplicação da pena de morte por