Enchente Em Itaqui RS
Acadêmica: Juliomar Sousa Santos
1. INTRODUÇÃO
Enchentes de grandes proporções ou catastróficas são eventos raros e, por essa razão, podem causar desequilíbrio em ecossistemas adaptados a um regime hídrico mais ou menos constante de inundações e períodos secos(SILVA et al., 2011).
Nos últimos dias foi presenciado na cidade de Itaqui um fenômeno natural decorrente das atividades humanas que modifica aceleradamente o ambiente.
Ninguém esperava que a natureza poderia agir de forma tão intensa, quando choveu aproximadamente
500 mm em 4 dias na região norte e noroeste do estado do Rio Grande do Sul.
1.1 Enchente
Existem vários municípios que estão localizados próximos ao rio Uruguai, esse se caracteriza por grande volume de água e por ser a bacia hidrográfica da nossa região. Devido a essa quantidade de água foram essas cidades as atingidas por essa enchente histórica.
2. CAUSAS DA ENCHENTE
2.1 Explicação científica
Do ponto científico a meteorologia atribui esse fato histórico ao efeito estufa que está criando um ambiente mais quente, onde consequentemente a água precipita mais rápido. A água que está precipitada como energia potencial acaba tendo um ciclo natural que devolve essa água em forma de chuva.
2.2 Explicação teológica
A partir da religião pode se atribuir esse fato ao um apocalipse que está se aproximando, onde as traças e a ferrugem comerão. Como o homem modifica o planeta terra para melhorias em curto prazo, acaba tornando-se extremamente egoísta por ter em primeiro plano o sistema capitalista, o dinheiro. Nessa perspectiva, Deus está mostrando a sua força em forma de catástrofes.
3. CONSEQUÊNCIAS EM ITAQUI
A medida da água mais alta registada foi a segunda maior da história com 13,2 m. Conforme a água subia, as pessoas ficavam sem reação, pois não acreditavam que a mesma pudesse alcançar suas casas, devido a isso várias pessoas perderam todos seus bens materiais. Ver pessoas e animais desabrigados era uma cena muito