Materiais Ceramicos para constru ao Civil
1. DEFINIÇÃO
Cerâmica é a pedra artificial obtida pela moldagem, secagem e cozedura de argilas ou misturas contendo argilas.
Fabricação
De uma maneira geral, para a fabricação de tijolos, telhas, lajotas, ladrilhos, peças sanitárias e outras cerâmicas, observam-se as seguintes fases:
1.1 Extração de Argila e Composição
Normalmente a argila vermelha, extraída em laterais de rios ou barrancos, é utilizada para tijolos, telhas, lajotas e ladrilhos. As argilas claras, tipo caulim, utilizadas para azulejos, porcelanas, etc.
1.2 Preparo da Matéria Prima
Constitui-se nas misturas e na maceração das argilas, para eliminação de nódulos que comprometeriam a qualidade do produto final. Nas pequenas olarias, de trabalhos manuais, essa maceração é feita de maneira rudimentar com um moinho de tração animal. Nas olarias de telhas, o equipamento utilizado é a maromba.
1.3 Moldagem
Logicamente é diferente para os diversos produtos cerâmicos.
1.3.1 A seco e semi-seco (4 a 10% de água)
A moldagem é feita por prensagem (azulejos, pisos, tijolos e telhas).
1.3.2 Com pasta plástica consistente (20 a 35% de água)
A moldagem é feita em formas de madeira ou torno de oleiro (vasos, potes, etc)
1.3.3 Com pasta fluida (30 a 50% de água)
A moldagem é feita em formas porosas de gesso e, depois de seca, a peça descola da forma (porcelanas, louças sanitárias e peças de formato complexo).
1.4 Secagem
Se a cerâmica for úmida para o forno, a umidade interior ficará retida pela externa aparecendo tensões internas e o conseqüente fendilhamento. Um tijolo, por exemplo, contém cerca de 1kg de água após a moldagem, e a secagem é feita ao ar livre, coberta e demora 3 a 6 semanas, nas pequenas olarias. Nas maiores pode-se utilizar a secagem por ar quente-úmido e por radiação infra-vermelha, o que dá um controle rigoroso dessa fase, mas tem custo elevado.
1.5 Cozimento
É a fase final do processo produtivo da cerâmica. Nas pequenas olarias os fornos são à