Pré Projeto - Metodologia Científica
Engenharia Civil
Marcos Rodrigues Ferreira
Classificação de Resíduos de Construção Civil, demonstrando o tipo adequado de descarte para diminuir impactos ambientais.
Artifícios de sustentabilidade na construção civil
Goiânia, 03 de junho de 2014 Trabalho de Curso Submetido
Às Faculdades Alves Faria, como
Parte das preparações necessárias
Para obtenção do Bacharelado em Engenharia Civil, sob orientação da Professora Fernanda R.
Goiânia 2014
Marcos Rodrigues Ferreira
Classificação de Resíduos de Construção Civil, demonstrando o tipo adequado de descarte para diminuir impactos ambientais.
RESUMO
O governo federal, bem como os governos estaduais, vem abrindo muitas portas à população na concretização do sonho da casa própria. São diversos programas habitacionais dedicados em sua maior parte, às famílias de baixa renda, como o Minha Casa Minha Vida e o Morar Melhor, por exemplo, ambos programas criados pelo governo com o apoio da Caixa Econômica Federal, onde são oferecidos subsídios no valor total do financiamento e taxas de juros reduzidas, para que essas famílias tenham condições de efetuar a compra desses imóveis. Imóveis estes, que são construídos de forma padrão e em grande escala por todo o país, gerando toneladas de RCC por dia. RCC são o conjunto de fragmentos ou restos de construções civis, provenientes de reformas ou demolição de estruturas (prédios, residências) É constituído de restos de praticamente todos os materiais e componentes utilizados pela indústria da construção civil, como pedra, brita, areia, materiais cerâmicos, argamassas, concretos, madeira, metais, papéis, plásticos, pedras, tijolos, tintas, entre outros. O descarte deste entulho deve ser realizado de maneira adequada, contudo, mesmo o descarte regular, causa danos ambientais, como o sobre carregamento de lixões e aterros