Análise de Custos
1. CONSTRUTORA SÃO MIGUEL: HISTÓRICO.
A Construtora São Miguel surgiu em 2 de dezembro de 2009, quando seu idealizador, Patricias Freitas Marques realizou o registro da empresa nos órgãos competentes, com capital inicial de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).
A empresa em referência tem como atividade econômica principal a construção de edifícios, e como atividade econômica secundária a construção de instalações esportivas e recreativas, obras de urbanização (ruas, praças e calçadas), obras de terraplanagem, instalação e manutenção elétrica, instalações hidráulicas, sanitárias e de gás, entre outras atividades.
Sua natureza jurídica é de sociedade limitada, e está situada na Rua Sílvio Antônio Girão, 101-B, Novo Maranguape I, Maranguape-CE.
A Construtora São Miguel não possui estoques, já que é contratada para serviços específicos. Costuma participar de licitações junto a governos municipais, estaduais e federal.
A mão-de-obra da empresa é contratada por obra certa, não tendo a empresa condições de manter funcionários por tempo indeterminado.
O controle financeiro da entidade é realizado por meio de planilhas contendo entradas e saídas de disponibilidades, não havendo plano de contas elaborado, pois não há tantos movimentos que possam dificultar o seu controle. A sua contabilidade está resumida ao provisionamento e pagamento de impostos, o que é realizado por empresa terceirizada especializada em serviços contábeis.
2. O SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Construção Civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam arquitetos e engenheiros civis em colaboração com técnicos de outras disciplinas.
Os termos construção civil e engenharia civil são originados de uma época em que só existiam apenas duas classificações para a engenharia sendo elas civil e militar, cujo conhecimento, por exemplo