Ludico
Kátia da Silva Amorim1
Miguel Ângelo Montenegro2
RESUMO
Este artigo tem por objetivo demonstrar a importância do lúdico como um instrumento significativo para ampliar e desenvolver a aprendizagem do educando, pois intensifica o universo da criança e suas especificidades. As brincadeiras permitem no contexto escolar trabalhar conteúdos sem torná-los cansativos, a ludicidade desenvolve habilidades de forma interdisciplinar e o conhecimento é percebido não fragmentado ou isolado. O uso do lúdico possibilita o resgate do respeito ao educando como sujeito da aprendizagem e a valorização do mesmo como um ser em construção desta forma o processo de ensino aprendizagem tomará uma dimensão mais eficaz e significativa. As técnicas lúdicas também possibilitam ao educando entrar no mundo da imaginação dando suporte a expressão de desejos, conflitos e vivencias mais intimas.
Palavras-Chave: Lúdico; Supervisor; Educando; Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Ao iniciar a pesquisa sobre a função do Supervisor Educacional na aplicação das atividades lúdicas no âmbito escolar, deparasse com a multiplicidade das tarefas pelas quais respondem habitualmente o supervisor, em realidade, á razão maior de sua dificuldade em compartilhar com os demais educadores grande tarefa da organização coletiva do trabalho nas unidades escolares sob sua responsabilidade.
Seus problemas se iniciam muitas vezes com a não delimitação de seu próprio local de trabalho, necessariamente móvel e variável conforme as tarefas a desempenhar, e crescem com a ausência habitual da necessária localização do trabalho de seus companheiros professores, obrigados a fragmentação de sua jornada de trabalho e consequentemente multiplicação dos locais em que ela se realiza.
Visando contribuir para a qualidade do ensino na formação de profissionais competentes e compromissados com uma atuação voltada para a melhoria do