Recristalização
COSTA, Helana Luna Gomes da*
CARVALHO, Patricia de Souza de*
RESUMO
A recristalização é um método muito utilizado na purificação de compostos orgânicos. Essa técnica consiste basicamente na variação de solubilidade de um soluto em um determinado solvente quando o solvente é resfriado, ou seja, o soluto solubiliza muito em solvente quente e dissolve pouco em solvente frio1. Muitos dos produtos usados diariamente são substancias purificadas pelo processo de recristalização. O açúcar é purificado por este processo. O cloreto de sódio e extraído da água do mar através de recristalização. Provocar a recristalização de substancias não é difícil, o fator crítico na recristalização é a escolha do solvente2. O solvente ideal é aquele que dissolve pouco a frio e muito a quente. E neste relatório, será analisada a pratica de recristalização do ácido benzóico que, conforme descrito é solúvel a quente e pouco solúvel a fria.
Palavras-Chave: recristalização, purificação, ácido benzóico, solubilidade.
INTRODUÇÃO
O ácido benzóico, de estrutura química C6H5COOH, é a união da molécula de benzeno insolúvel em água (com um átomo de hidrogênio solto), com um grupo de ácido carboxílico (-COOH). É este grupo de ácido carboxílico que dá ao ácido benzóico a sua medida de solubilidade em água. Isso tem a ver com "ionização." A água pode se anexar ao ácido benzóico por pontes de hidrogênio. Além disso, as moléculas de água podem se estabilizar com a formação do íon "benzoato". A razão primária do ácido benzóico apenas se dissolver um pouco em água fria é que, mesmo que o grupo ácido carboxílico seja polar, a maior parte da molécula de ácido benzóico é apolar.
O aumento da solubilidade em água quente ocorre porque parte da energia aumentada alonga suficientemente as pontes de hidrogênio, assim que a ionização ocorre. Os íons são, por definição, polares, assim, os diferentes se dissolvem, indicando os íons que irão então se dissolver na água. A solubilidade