Construção Sustentavel
A construção civil, assim como várias outras áreas, está evoluindo tecnologicamente e ajustando-se nos padrões sustáveis, visando assim, reduzir o tempo e os custos e de uma obra sem agredir o meio ambiente.
Primeiramente, falaremos sobre as recentes tecnologias da construção civil e como ela nos beneficia.
As novas tecnologias na construção civil
A tecnologia vem se desenvolvendo em todos os setores para ajudar facilitar os processos humanos. Hoje muitas coisas são realizadas com máquinas, coisas que antes eram feitas por pessoas. Uma das vantagens é a redução nos custos da obra, visto que, as máquinas não precisam de salários como os trabalhadores, então o único custo será o de comprar e da manutenção de tempos em tempos.
Foi no século XXI que a construção civil entrou na era da tecnologia de ponta. Essas novas tecnologias substituem os materiais tradicionais por outros alternativos, reduzindo os custos e aumentando o conforto sem agredir o meio ambiente.
Citaremos alguns exemplos dessas tecnologias e seus benefícios na construção civil:
Esquadrias de madeira: são substituídas por ferros ou alumínio diminuindo desmatamento. São substituídas ate mesmo por PVC que proporciona mais conforto e durabilidade, alem do mais, possui um alto índice de isolamento acústico. Ideal para construções próximas ao mar sujeitas à maresia.
Argamassa polimérica: veio ao mercado com o objetivo de substituir o cimento, ele já é pastoso, não precisa misturar com água, areia ou argila e pode usar em menor quantidade.
Tijolos cerâmicos: antes eram queimados para serem utilizados, hoje são facilmente substituídos por tijolos de solocimento sem cocção e é ecologicamente correto.
Estruturas de concreto: por consumir muito material e tempo, elas podem ser substituídas por estruturas de aço pré-fabricadas diminuindo tempo e os custos da obra.
Cimento condutor de eletricidade: desenvolvido na Espanha, segundo o professor Pedro Garcés, essa nova