A construção sustentável
Engenharia Ambiental e Sanitária
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Inés
Francisca Nadja Campos de Melo
13 de agosto de 2013
Introdução
Hoje um dos temas mais discutidos por conta da preocupação com meio ambiente são construções bioclimáticas, arquitetura sustentável, ecovilas, greenbuildings, bioconstrução, permacultura. Parecem ter sido inventados há pouco tempo, porém, muito do que permeia tais conceitos vem sendo utilizado pelo ser humano desde os primórdios.
Mesmo quando estamos trancados no quarto, o ambiente, a soma de equipamentos, a quantidade de esforço e energia empregados na construção deste, geram ou geraram algum tipo de decréscimo na natureza.
De todas as atividades praticadas pelo ser humano, a construção civil é uma das que mais tem impacto no meio ambiente. No Brasil aproximadamente 40% da extração de recursos naturais têm como destino a indústria da construção. Fora isso, 50% da energia gerada são para abastecer o funcionamento das edificações e 50% dos resíduos sólidos urbanos vêm das construções e de demolições.
Quase toda água que entra em nossas casas, sai sem ser reaproveitada e ainda, levando consigo algum tipo de poluente. Essa água segue o caminho e geralmente acaba indo para os córregos ou rios, isto porque, somente 75% da população brasileira têm coleta de esgoto em casa, e desse número apenas 32% do esgoto recebe tratamento.
Objetivos
Objetivo Geral
Ter maior conhecimento sobre as Construções Sustentáveis
Objetivos Específicos
Conceituar Construção Sustentável;
Mostrar sua história;
Mostrar os passos da construção sustentável.
Exemplificar uma casa ecológica
Desenvolvimento
Com o relatório Brundtland (O Nosso futuro comum), em 1987, foi concebido o conceito de desenvolvimento sustentável, abrindo assim espaço para uma nova ramificação na arquitetura, que prega uma interação do homem com o meio, utilizando os elementos e recursos naturais disponíveis, preservando o planeta para as