coisas de biologia
Etnocentrismo
Bianca Arnesi nº 3
Giovanna Louise nº 8
Marina Baseggio nº 15
Mayara Alves nº 16
Natalia Souza nº 17
2ºano B
O que é Etnocentrismo?
O etnocentrismo é um conceito da antropologia definido como a visão de alguém que considera seu grupo étnico ou cultural o centro de tudo. A formação da palavra etnocentrismo vem de "ethnos" que significa nação ou tribo e "centrismo" que indica centro.
Hoje em dia, o etnocentrismo é muito comum. Esse preconceito se trata da limitação do conhecimento de outra cultura, depreciando-a por justamente não fazer parte dela. Ou seja, quem possui uma visão etnocêntrica, vê a outra cultura como algo inferior, sem valor e errado comparado à sua própria cultura ou modo de vida.
O etnocentrismo acontece principalmente por causa da herança cultural recebida de nossos antepassados. Pois é dela que muitas vezes se dá a nossa visão inicial em relação à outra cultura.
Um exemplo de visão etnocêntrica é a vestimenta. Muitas vezes os índios são julgados e depreciados por andarem nus ou com pouca roupa, e isso acontece porque faz parte de uma cultura diferente dos não índios, causando esse choque e essa idéia de inferioridade. Mas a falta de vestimenta não é algo errado ou inferior, essa é apenas a visão etnocêntrica dos que não fazem parte da cultura indígena.
O problema desse preconceito é que gera a intolerância de alguns, desencadeando conflitos diretos, até mesmo a xenofobia. A visão etnocêntrica desanda a integração global decorrente à globalização. É por isso que é necessário aprender a aceitar e tolerar as diferentes culturas e escolhas de vida do próximo, gerando um convívio harmonioso entre todos.
Objetivo
Nosso objetivo é mostrar que muitos dizem não possuir preconceitos, mas que infelizmente, mesmo que indiretamente, possuímos recriminação por alguma cultura ou idéia diferente.
E mesmo que todos possuem preconceitos, deve-se, entretanto