PROGRAMA PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS
INTRODUÇÃO
O Programa de Participação nos Lucros e/ou Resultados também conhecido como PPR ou PLR é um tipo de remuneração variável, no qual tem como objetivo permitir que as empresas paguem aos seus funcionários uma premiação que esteja ligada aos lucros e resultados pela participação que os trabalhadores tiveram nos resultados da empresa.
Essa remuneração pode ser semestral ou anual.
O presente trabalho tem por objetivo demonstram como o PPR vem sendo implantado e nas organizações e qual impacto que provoca tanto nas empresas como nos funcionários.
PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS
Para entendermos melhor como o Programa de Participação nos Resultados vem sendo implantando nas organizações veremos a seguir um breve resumo do inicio de seu trajeto até agora.
Na França após a implantação da Lei nº 65.566 chamada Emenda Vallon, o pais avançou rapidamente no sentido de adotar medidas concretas no tocante a participação nos lucros pelos empregados. Até então, havia contratos facultativos entre organizações sindicais e patronais, objetivando a participação nos lucros, ou na produtividade da empresa.
A preocupação com a maior produtividade da empresa começou a se manifestar após a Segunda Guerra Mundial, desenvolvendo-se então inclusive uma política oficial em torno da produtividade em si mesma ou de financiamentos especiais para aquisição de equipamentos, concedidos sob a condição de se instituírem sistemas coletivos de interesse do pessoal na produtividade.
Na Inglaterra, onde o sistema de participação nos lucros tem caráter facultativo, a partir de 1865 já teve experiências neste sistema numa alternância de êxitos e fracassos. É bastante fácil enumerar as características do sistema inglês, de um modo geral.
1. Limite da participação fixado pela empresa;
2. Quota de participação proporcional ao salário de cada trabalhador;
3. Não ingerência do trabalhador