remuneração estratégica
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
Trabalho Final da Disciplina
Remuneração Estratégica
Vila Velha
2013
Lidiane Nascimento de Oliveira
Programa de Participação nos Resultados
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Remuneração Estratégica para obtenção de avaliação.
Vila Velha
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é baseado na remuneração variável: uma ferramenta estratégica para as organizações, mais concretamente sobre o Programa de Participação nos Resultados de uma organização.
É objetivo esclarecer as vantagens e os perigos, assim como comentar sobre a lei nº 10.101, de 19 de dezembro de 2000, que regulamenta a participação nos lucros, ou resultados. Identificar as principais características dos planos de ações utilizados pela maioria das organizações.
A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, enriquecida com dados conteúdo das Webs aulas, dados disponíveis em diversos sites de empresas e, demais textos, disponibilizados na Biblioteca Virtual, assim como pesquisas realizadas na internet.
DESENVOLVIMENTO
A remuneração variável (RV) é um conjunto de instrumentos de recompensa variável que complementam o salário fixo do trabalhador. Geralmente, é condicionada ao desempenho profissional individual do colaborador, de uma equipe de empregados ou da empresa como um todo. A medição do desempenho pode ser feita com ajuda de indicadores de ação ou outros meios de análise contábil.
No Brasil, a remuneração variável está prevista na Constituição Federal (inciso XI do art. 7) há cinquenta anos. Os modelos mais conhecidos de Remuneração Variável no país são bônus, comissão, campanhas de incentivo, Programas Participação nos Lucros e Resultados, remuneração por competências, por habilidades e remuneração estratégica.
O Programa de Participação nos Lucros ou Resultados, tema deste