seguridade social
Histórico
Como surgio a previdencia
No ano de 1923, surgia à previdência social, mas só através da Lei Eloy Chaves, que a previdência foi implantada no Brasil, em uma forma ainda simples como forma de pensão e caixas de aposentadoria, beneficiando apenas algumas classes de trabalhadores.
A Previdência Social no Brasil possui mais de 100 anos de história. A primeira legislação e pertinente ao tema são datadas de 1888, quando foi regulamentado o direito à aposentadoria para empregados dos Correios. Que ate então os funcionários do correio não tinha direito a este beneficio.
Dia 24 de Janeiro foi instituído pela Lei No. 6.926 do ano 1981 como sendo o Dia do Aposentado, Lei esta de autoria de Benedito Marcílio, ex-presidente da COBAP Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas. O fato considerado como ponto de partida da Previdência Social foi a Lei Elói Chaves decreto n° 4.682 de 1923. Ela criou a Caixa de Aposentadoria e Pensões para empregados de empresas ferroviárias, além disso, foram estabelecidos para os funcionários assistência médicos, aposentadoria e pensões, válidas inclusive para seus familiares. Em três anos, a lei seria estendida para trabalhadores de empresas portuárias e marítimas.
Na década de 30, através de diversas normas, os benefícios sociais foram sendo implementados para a maioria das categorias de trabalhadores, dos setores público e privado. Foram criados, também, seis institutos de previdência, responsáveis pela gestão e execução da seguridade social brasileira.
Em 1960, foi criada a Lei Orgânica de Previdência Social, unificando a legislação referente aos institutos de aposentadorias e pensões. A esta altura, a Previdência Social já beneficiava todos os trabalhadores urbanos. E rurais todos já passariam a ser contemplados pela previdência e teriam os mesmos direitos.
A extensão dos benefícios da previdência a todos os trabalhadores se dá com a constituição de 1988, que passou a