seguridade social
Introdução -----------------------------------------------------------------4
Objetivo Geral -------------------------------------------------------------5
Etapa 1 Síntese do texto: Princípios e objetivos da Seguridade Social a luz da Constituição Federal ------------------------------------------------6 e 7
Etapa 2 Síntese das Emendas Constitucionais 20/98 e 27/2000-------8 e9
Etapa 3 Resenha Crítica sobre os textos: Concepção e Gestão da Política Social não contributiva no Brasil-----------------------------------------------10
Desafios do Sistema de Proteção Social----------------------------------------11
O Perfil do Assistente Social na Previdência Social----------------------12 e 13
Conclusão__________________________________________________14
Referências__________________________________________________15
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo explicar o que é a Política de Seguridade Social, e como o trabalho do Assistente Social dentro da Previdência Social, as Emendas Constitucionais e as alterações jurídicas que elas propõem.
Abordaremos aqui alguns dos direitos que propõe a Seguridade Social e como funcionam as Políticas da Previdência Social, a Assistência Social e a Saúde.
E para chegar as abordagens feitas nesse trabalho usamos como fonte de pesquisa o PLT –Contribuições para a Seguridade Social á luz da Constituição Federal de Fabiane Del Padre Tomé.
Falar de Assistência Social não é uma tarefa fácil, porque vários são os preconceitos e idéias equivocadas que ainda cercam essa matéria.
Embora esse tipo de assistência seja um fenômeno tão antigo quanto a humanidade e esteja presente em todos os contextos sócio culturais, poucas ainda são as contribuições teóricas que ajudam a melhor precisá-lo do ponto de vista conceitual e político estratégico.
Isso significa que a Assistência Social tem sido sistematicamente negligenciada, não só como objeto de interesse científico mas como componente