Seguridade Social
SERVIÇO SOCIAL
ANA PAULA GOMES
A INDIVIDUAIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
NOVA CRUZ/RN
2013
ANA PAULA GOMES
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de nota do 5º semestre. Produção Textual Interdisciplinar Individual.
Orientadora: Jeanne Lopes
NOVA CRUZ/RN
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
O referido trabalho tem como objetivo relatar um breve histórico sobre a política de seguridade social. Sendo que no Brasil, ampliou-se o conceito de seguridade social, mediante a Constituição de 1988, que é conhecida como a Constituição Cidadã, divulgando que todos devem ter o direito aos benefícios que ela distribui e o dever de contribuir para manter a solidariedade entre gerações.
Mediante a Constituição Federal de 1988 traz, em seu Capítulo II, art. 194, disposições relativas à Seguridade Social. “A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”.
Segundo Côrrea (1999), “Pela definição constitucional já é possível notar que a Seguridade Social objetiva assegurar saúde, previdência e assistência. Podemos então dizer que Seguridade Social é gênero, da qual são espécies a Saúde, a Previdência e a Assistência Social.”
Sobre o qual em que se apóia, cuja implementação deveria envolver iniciativas dos Poderes Públicos e da sociedade, os Constituintes depositaram suas crenças em maior justiça social, bem-estar e melhoria da qualidade de vida para os brasileiros. O postulado fundamental da solidariedade social (art. 3º, I) surge como um marco para o sistema de seguridade social,