brincadeiras com coordenação motora - conteudos e objetivos 0 a 3 anos
Parte superior do formulário
Pesquisar:
Parte inferior do formulário
Para ensinar e aprender
JAN14
O MOVIMENTO NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
POR EDUCANTINHO
= ^ . ^= PROJETO MEXE-MEXE QUE É BOM = ^. ^=
PREFÁCIO O PRESENTE TRABALHO JUSTIFICA-SE NA NECESSIDADE DE INSERIR A PRÁTICA DO MOVIMENTO NA ROTINA DAS CRIANÇAS, A FIM DE DESENVOLVER AS CAPACIDADES DE NÍVEL AFETIVO, SOCIAL, MOTOR E COGNITIVO ENVOLVENDO ATIVIDADES PRAZEROSAS ONDE AS CRIANÇAS POSSAM SE DIVERTIR E AO MESMO TEMPO APRENDER E DESENVOLVER-SE FAZENDO O QUE MAIS GOSTAM: “BRINCAR”.
PRETENDE-SE EXECUTAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS A FIM QUE ADQUIRAM NOVAS HABILIDADES MOTORAS E APRENDERAM A RELACIONAR-SE E RESPEITAR OS LIMITES DO SEU PRÓPRIO CORPO.
AS ATIVIDADES TAMBÉM PODEM DAR ORIGEM A NOVOS APRENDIZADOS NÃO PLANEJADOS , DANDO ORIGEM A NOVOS TEMAS A SEREM DISCUTIDOS Á PARTIR DA SENSIBILIDADE DAS PRÓPRIAS CRIANÇAS SOBRE DETERMINADA SITUAÇÃO.
JUSTIFICATIVA
A Educação Infantil é grande responsável pelo desenvolvimento integral da criança, tendo a função de envolvê-la no seu processo de descobertas, construção e busca pelo conhecimento, o que se dá significativamente através do lúdico, oferecendo a ela preparação para a vida, liberdade de ação e realização simbólica.
Nesse sentido esse projeto fundamenta-se nos objetivos explicitados no Referencial Curricular para Educação Infantil relacionados á prática do movimento, onde serão pertinentes atividades lúdicas que permitam desenvolver as potencialidades de ordem expressiva, motora, afetiva e cognitiva.
As brincadeiras que compõem o repertório infantil e que variam conforme a cultura regional apresentam-se como oportunidades privilegiadas para desenvolver habilidades no plano motor, como empinar pipas, jogar bolinhas de gude atirar com estilingue, pular amarelinha etc. (BRASIL, 1998)
Para isso desenvolvi com as crianças jogos e brincadeiras, que envolveram correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar