A criança e o movimento
A criança a partir do seu nascimento começa a descobrir o mundo através de seu corpo, desenvolvendo várias capacidades como; levantar a cabeça virar-se de um lado para o outro, balançar o corpo, bater palminhas, arrastar-se. A cada dia que passa uma nova descoberta. A partir destes movimentos, ela aprende novas coisas como rolar, sentar e engatinhar. Seu corpo começa a criar uma sustentação e equilíbrio. Ao observar um bebe, pode-se notar o grande tempo que ele dedica a observar seu corpo. Ele explora e brinca com suas mãozinhas e com seus pés. Estas explorações permitem que o bebê descubra os limites do próprio corpo.
Por volta de um ano de idade, a criança começa a andar e ai por diante, pula, corre, dando mais movimento ao seu corpo, e ela se encanta com estas descobertas. Não somente em suas pernas, mas todo seu corpo desenvolve novos movimentos, como por exemplo, em seus braços. A coordenação motora grossa da criança vai se desenvolvendo cada dia mais fazendo com que ela esteja prepara para desenvolver a coordenação motora fina. Ela começa a rasgar amassar, recortar, empilhar, escrever, fazer movimentos de pinça. É fundamental, trabalhar bem a coordenação motora grossa, para o bom desenvolvimento da coordenação motora fina. A partir daí, a criança começa a se envolver em brincadeiras de culturas populares, o que contribui ainda mais para o seu desenvolvimento, brincadeiras estas que estimulam a coordenação motora grossa, o que deve ser trabalhado por todo vida.
OBJETIVOS As crianças de 0 a 3 anos devem reconhecer a imagem do seu próprio corpo, devem se expressar nas brincadeiras e em situações de interação através de gestos e ritmos corporais. Elas devem ter uma atitude de confiança nas próprias capacidades motoras, como andar, correr, pular, dentre outras. E devem utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, para utilizar diversos objetos. Já as crianças de 4 a 6 anos devem utilizar gestos