criança e o movimento
Fundamentos da ginástica
Claudio M.Moro
1°BEBN
CONCLUSÃO
Após a leitura do texto “A criança e o movimento” pode-se concluir que brincadeiras aparentemente simples,tem como intuito estimular a coordenação motora,o desenvolvimento cognitivo e social da criança de forma que ela possa se sentir livre ,descobrir seu corpo e seus movimentos por si mesma .
Outro ponto interessante do texto seria o trecho diz sobre limites e regras,ele mostra que não se pode cobrar movimentos “corretos” mas sim mostrar “apenas um caminho” não cobrando da criança movimentos robóticos,mas deixa-la usar sua criatividade ,pois o movimento não é apenas algo corporal ,mas sim uma forma da criança se expressar e mostrar quem ela de fato é e isso deve ser preservado.
A criança e o movimento
*A importacia do movimento : Nessa faixa etaria a criança esta numa fase de descobertas ,é dever tambem do educador oferecer meios para a criança tenha essas descobertas oferecendo a ela novos desafios,brincadeiras,jogos e diversas atividades que incentivem esse desenvolvimento.
A Motricidades da criança:
*Piaget : O foco de Piaget não era o “movimento da criança” mas sim a gênese do pensamento humano,porém foi ele quem despertou essa curiosidade sobre a motricidade,com ele entendemos que a criança já nasce com inteligências adiquiridas por sua genética. Piaget ressalta que apartir dessas inteligências ou “reações circulares“ deve exister o estimulo para que haja o desenvolvimento dessas inteligências.
*Wallon: A visão de Wallon se da por parte da socialização,da liberdade e da forma de expressão da criança,refere-se tambem que não se pode ver apenas o cerebro como ferramenta de apreendizado,o corpo tambem faz parte desse desenvolvimento ,um corpo incomodado com algo tende a ter dificuldade de aprender ,por isso deve haver um sincronismo