A importância da realidade aumentada
Realidade Aumentada (RA): É a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real (como, por exemplo, através de uma câmera). Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.
Definição:
Ela ignora um subconjunto do objetivo inicial da RA, porém é entendida como uma representação de todo o domínio da RA: Realidade Aumentada é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real. Por exemplo, um usuário da RA pode utilizar óculos translúcidos, e através destes, ele poderia ver o mundo real, bem como imagens geradas por computador projetadas no mundo.
Realidade aumentada e educação:
Para as áreas de saúde e educação, pesquisas com realidade aumentada apresentam possibilidades de integração de informações virtuais ao ambiente físico e a amplificação da percepção sensorial como, no caso da medicina, orientações durante um processo cirúrgico projetadas sobre o corpo do paciente.
Para fins educativos, laboratórios estão desenvolvendo livros e jogos interativos com links digitais que, ao serem apontados para uma webcam, enriquecem o aprendizado por meio de elementos virtuais, visualizados de forma integrada ao mundo real. Podemos citar, como exemplo, um aluno que estuda Geografia. Ele tem nas mãos um livro com um mapa-múndi. Esse mapa traz um código 2D que, ao ser colocado em frente de uma câmera móvel, projeta a imagem virtual do globo terrestre. O aluno verá a ilustração em formato 3D sobre a imagem do livro que aparece no monitor.
Como é possível?
Esse links digitais são possíveis